Dicas de Jejum Para Exame de Sangue – Quantas Horas São Necessárias?

exame de sangue, como o próprio nome já diz, é e são exames laboratoriais realizados no sangue através de reações químicas para identificar possíveis doenças e informações das funções dos órgãos. O sangue está presente  em todo o organismo e flui com a finalidade de distribuir os nutrientes e oxigênio a todos os órgãos e tecidos. Contudo, o estado do sangue pode ser afetado devido a condições médicas e por muitas doenças médicas, por este motivo, são realizados os exames de sangue. Entretanto, para a realização do exame de sangue é necessário estar de jejum, ou seja, passar algumas horas sem fazer a ingestão de qualquer alimento para que o exame de sangue não seja comprometido devido a alterações de determinados elementos presentes no sangue.

No entanto, a dúvida comum de muitos pacientes é: quantas horas são necessárias? É válido ressaltar que durante o jejum é permitido ao paciente fazer a ingestão de água, já que se trata de um líquido que não altera em nada o exame de sangue, a não ser para o exame de urina ou teste de gravidez. O jejum pode variar de 8 a 12 horas, sendo que para cada exame há um tempo indicado, assim confira a lista logo abaixo:

-De 8 a 12 horas: É indicado para exames de Ácido Úrico, Paratormônio, Teste de Tolerância à Glicose, Gama GTm HGH, transferrina, curva Glicêmica, Fósforo, Fosfatases, Glicemia de Jejum, VDRL, amilase, Cálcio, Ferro Sérico, Creatinina e outros.
-De 12 a 14 horas: É indicado para exames de colesterol fracionado e triglicérides;

Antes da coleta do sangue é preciso que você permaneça em repouso aproximadamente trinta minutos antes, além de não fazer a ingestão de bebida alcoólica e se alimentar reforçadamente no dia anterior.

Fonte: http://www.oitopassos.com